Rádio Charrua AM FM

Notícias

RS tem 10 UPAs concluídas, sem previsão de inauguração por falta de recursos

UPA de Uruguaiana está entre as concluídas mas que não tem previsão de abertura para funcionamento.

UPA Uruguaiana

UPA Uruguaiana

O Rio Grande do Sul tem 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com obras concluídas, mas que ainda não estão atendendo a população. Os municípios não têm condições e manter essas unidades no formato em que o programa funciona hoje. Pela portaria que criou as UPAs, 50% dos recursos de custeio seriam federais, 25% estaduais e 25% municipais. No entanto, na prática, é o município quem arca com metade desse financiamento.

Em reunião na tarde desta terça-feira (28) na sede da Federação dos Municípios (Famurs), foi formada uma comissão de prefeitos que vai a Brasília solicitar a ampliação dos repasses da União para as UPAs. Caso não haja avanço nas negociações, os municípios vão fazer duas propostas: ou a redução do tempo de atendimento (hoje as UPAs funcionam 24 horas, sete dias por semana) ou a doação das unidades para as prefeituras, para que elas façam a gestão com autonomia total.

O governo do Estado promete participar dessa negociação e destaca que não há como disponibilizar mais recursos ao programa, devido à situação financeira do Rio Grande do Sul. O Estado já dobrou, em 2013, a sua participação no financiamento das UPAs.

Confira a lista dos municípios com UPAs prontas:

– Uruguaiana.

– Erechim;

– Santo Ângelo;

– Santa Cruz do Sul;

– Três Passos;

– Frederico Westphalen;

– Caxias do Sul;

– São Borja;

– Carazinho;

– Ijuí;

Fonte: Rádio Gaúcha

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo