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BRK realiza ações para combater as fraudes em ligações de água

Com objetivo de garantir o abastecimento a todos os moradores de Uruguaiana e evitar danos ao Sistema Público de Abastecimento de Água da cidade, a BRK, concessionária responsável pela prestação dos serviços, realiza um intenso processo de combate às fraudes e irregularidades. A ação faz com que milhões de litros de água não sejam desperdiçados e garante a necessária valorização aos clientes regulares.

O processo é executado de maneira contínua com a inspeção dos locais, verificando suspeitas e denúncias, com a confirmação de relatos. Tudo isso para que fraudes e furtos de água não afetem o sistema de distribuição e causem desabastecimentos aos demais clientes.

Nos últimos cinco anos, foram realizadas aproximadamente 25.000 fiscalizações, com mais de 10.500 constatações de irregularidade; a efetividade no período chegou aos 42%, conforme dados da tabela abaixo.

🗓 ANO 🔎 FISCALIZAÇÕES 🚱 CONSTATAÇÃO ✅ EFICIÊNCIA

🗓 2018 🔎 859 🚱 582 ✅ 68%;
🗓 2019 🔎 4425 🚱 2077 ✅ 47%;
🗓 2020 🔎 3771 🚱 1423 ✅ 38%;
🗓 2021 🔎 7059 🚱 3150 ✅ 45%;
🗓 2022 🔎 8755 🚱 3289 ✅ 38%.

Para os locais com maior incidência de fiscalizações e perdas de água foram executados planos de ações específicos em 2022, sendo que o foco das ações ocorreu com as estratégias das áreas comerciais e operacionais para reduzir as perdas de água.

Conforme comenta Icaro Dugaich, responsável pela operação da concessionária em Uruguaiana, as fraudes geram desperdício. “Atuamos constantemente para impedir quaisquer interrupções no serviço de abastecimento de nossos clientes. A execução de fraudes (“gatos”) e ligações irregulares geram vazamentos nas tubulações, pois são feitas de forma improvisada. Além dos riscos para a saúde das pessoas, as fraudes em ligações domiciliares de água são enquadradas como delito, previsto no Art. 171 do Código Penal Brasileiro, e se tornam grandes causadoras de situações de falta d’água para consumidores regulares”, afirma Icaro.

Para relatar vazamentos ou denunciar de forma anônima alguma suspeita de fraude, basta utilizar os canais de atendimento da BRK. “Sempre que o cliente notar qualquer ação suspeita de interferência direta em ligações e/ou cavaletes do sistema de entrada de água de um imóvel, ou até mesmo caso seja lhe oferecido algum ‘serviço’ que proponha uma ligação clandestina, é possível procurar os canais de atendimento da BRK e denunciar”, indica o gerente.

Ajudar a diminuir o desperdício, significa mais disponibilidade de água para toda a população de Uruguaiana.

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