Rádio Charrua AM FM

Notícias

Uruguaiana atinge 90% de atendimento em esgoto

Município está no topo do ranking dos principais com serviços de coleta e tratamento

Com 125 mil habitantes, Uruguaiana tornou-se referência em saneamento no Rio Grande do Sul. Em seis anos, o município – que tem o Rio Uruguai como seu principal cartão postal – registra um fenômeno único no Estado: os avanços de atendimento em esgoto passaram de 8% para 90% de 2011.

O crescimento é resultado de mais de R$ 129 milhões investidos no setor pela BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto. A implantação de quilômetros de redes e ramais de esgoto, construção de estações de bombeamento e modernização na estação de tratamento fazem parte de uma série de melhorias que mudaram positivamente o cenário da cidade.

Na periferia, o esgoto a céu aberto era comum em todas as ruas. As obras em ritmo intenso geraram desconforto temporário para a população, mas garantiram um bem permanente e intangível: o fim da exposição a inúmeras doenças, epidemias e pragas. Agora, faltando atender apenas 10% da população, o ritmo de obras foi ajustado para minimizar o desconforto inicial.

Para universalizar os serviços em Uruguaiana, as equipes continuam o trabalho de implantação de redes e ramais de esgoto. A previsão é que esses investimentos sejam concluídos até meados de 2019. A data será o marco para que o município passe a liderar o topo do ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes com esgoto 100% coletado e tratado.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo

Últimos Tweets Últimos Tweets