Rádio Charrua AM FM

Notícias

Frederico Antunes articula ações para garantir permanência da Termo AES em Uruguaiana

Progressista se reuniu com o governador Sartori e senadora Ana Amélia sobre o tema

Progressista se reuniu com o governador Sartori e senadora Ana Amélia sobre o tema

O líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes reagiu hoje (04), às informações veiculadas na imprensa pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, de que as operações da usina termelétrica de Uruguaiana, operada pelo grupo AES Brasil, podem ser transferidas para São Paulo ou Rio de Janeiro.

Conforme o parlamentar, a alegação do ministro de que a medida está em estudo em razão da dificuldade de fornecimento de gás no sul do país não se sustenta. “Essa proposta não tem o menor cabimento. Não podemos, nem vamos deixar que isso aconteça. Existe um contrato para o fornecimento de gás por parte da Argentina para o Brasil e é obrigação do ministério de Minas e Energia cobrar que isso o fornecimento de gás seja cumprido”, disse o parlamentar.

Logo após tomar conhecimento da declaração do ministro, Frederico reuniu-se com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, para pedir apoio do governo em relação ao tema. O chefe do Executivo afirmou que entrará em contato diretamente com Eduardo Braga, e que deixará clara a posição contrária do Estado à proposta. “Além de falarmos com o ministro Braga, vamos agendar reunião na capital Federal a respeito do assunto. Não há motivo algum para a saída da usina de Uruguaiana”, afirmou.

Frederico Antunes também entrou em contato com a senadora Ana Amélia (PP/RS) para articularem as próximas ações em defesa da permanência da termelétrica no município da Fronteira-Oeste. Semana que vem, no dia 11 de março, Frederico e Ana Amélia têm audiências em Brasília para tratarem sobre a situação energética do Estado, e incluirão o tema da Termo AES Uruguaiana na pauta. “A Termo AES é uma segurança que os gaúchos têm contra a instabilidade do sistema energético nacional. Não vamos deixar que, além de penarmos com uma gestão energética absolutamente ineficiente no País, ainda nos tirem a termelétrica”, finalizou o parlamentar.

Crédito: Cristiano Guerra

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo