Notícias
Comando Ambiental da Brigada Militar realiza Operação Rio Uruguai
Na terça-feira (1/10), às 10h, na Praça Central do município de Derrubada, aconteceu o lançamento da Operação Rio Uruguai, que se destina ao exercício de polícia ostensiva de proteção ambiental no Rio Uruguai.
Foram 690 quilômetros de percurso no referido rio, até a cidade de Uruguaiana. Uma mega operação realizada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), comandado pelo coronel Ângelo Antônio Vieira da Silva, com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, Ibama, Marinha do Brasil e Gendarmeria Argentina, que se estenderá até sexta-feira (11/10).
Desta operação de combate a pesca predatória, caça proibida e contrabando na fronteira será produzido material fotográfico com a finalidade de, no final desta operação, montar uma exposição.
Até agora foram feitas a apreensão de 90.000 cigarros em situação de descaminho de marca Classic, Hudson e Bill. Também um motor de still (rabeta), dois galões de 40 litros de agrotóxico, três sacos de redes, com um total de 550 metros. Foi feita a prisão em flagrante de um indivíduo pelo crime de receptação, recuperando uma caminhonete Subaru Forester clonada e um veículo furtado e 15.600 cigarros. O indivíduo foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo.
No sétimo dia de fiscalização, o CABM fez a apreensão de 6.884 metros de redes de pesca retirados do rio Uruguai e mais a quantia de 4.177 metros de espinhel.
Já foram percorridos mais de 450 quilômetros desde a saída em Barra do Guarita. Na segunda-feira (7/10), chegou em São Borja, no início da noite. A educação ambiental já visitou 16 escolas das cidades onde a fiscalização do comando está passando.
Fonte: Comunicação Social/EMBM