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Santa Casa e Município adotam em conjunto novas formas de atendimento

Santa Casa

Uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quinta-feira (19) selou o compromisso entre Santa Casa de Caridade e o município de Uruguaiana na gestão de um novo modelo de atendimento junto ao Pronto Socorro Municipal.

Com a participação de representantes do HSCC e da Prefeitura, o trabalho que vem sendo gestado no Pronto Socorro foi apresentado oficialmente, criando desta forma uma parceria direta entre as instituições.

Desde o ano passado, o PS já desenvolve a implantação de um novo modelo de atendimento, buscando cumprir o que preconiza a sua principal função de um setor de urgência e emergência dentro de uma instituição hospitalar.
A partir de agora a meta é de que tanto a Santa Casa quanto a Secretaria de Saúde irão utilizar o mesmo protocolo de atendimento, ou seja, com os pacientes sendo atendidos sob uma classificação de risco.

Com uma classificação de risco dividida em cores, os atendimentos serão realizados a partir de uma triagem específica:

  • vermelho (atendimento imediato);
  • amarelo (atendimento urgente, porém não imediato);
  • verde (atendimento no dia);
  • azul (não urgente, mas agendável).

A intenção é de que com esse novo procedimento, o serviço realizado pelo Pronto Socorro Municipal deixa de atender demanda primária e passa a dar assistência de urgência e emergência aos pacientes, proporcionando um atendimento de maior qualidade e celeridade. “Os pacientes que necessitam de atendimento do PS serão aqueles com quadro de urgência e emergência”, acrescentou Graciane Lafuente, enfermeira coordenadora de Enfermagem do Pronto Socorro. “O PS deixa de ser porta de entrada para o serviço de saúde e atenção básica, sendo que os atendimentos ambulatoriais serão realizados pelos postos e unidades de saúde, sob responsabilidade do município”, disse.

Com a isso, a meta é buscar a redução de filas no atendimento. “Com isso teremos mais agilidade para que médicos e enfermeiros possam trabalhar de forma rápida e eficaz”, finalizou.

Participaram também do encontro o provedor do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Eduardo Velo, o médico coordenador do Pronto Socorro, Luiz Fernando Cibin; a secretaria municipal de Saúde, Taís Aramburu e o prefeito Ronnie Mello.

Foto: Assessoria de Comunicação PMU.

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