Notícias
Vacinação contra o sarampo é intensificada após baixa procura
A Prefeitura de Uruguaiana deu início, nesta semana, à intensificação da vacinação contra o sarampo como parte da estratégia estadual para conter o risco de reintrodução do vírus.
A mobilização segue até o dia 23 de setembro e é voltada a pessoas de 6 meses a 59 anos de idade que ainda não tenham se vacinado ou não possuam comprovação da imunização, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
No último sábado (5), 80 crianças foram vacinadas no município. Destas, 27 receberam a vacina contra o sarampo, número considerado abaixo do esperado, especialmente entre o público mais vulnerável: crianças de 6 meses a menores de 1 ano, que ainda não possuem nenhuma dose da vacina.
A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar mais de 700 crianças dessa faixa etária durante a campanha, mas a procura inicial ainda preocupa.
“É essencial que os pais estejam atentos e levem seus filhos para a vacinação. Cada dose aplicada é um passo a mais para a saúde e bem-estar das nossas crianças e auxilia no combate contra o sarampo”, afirma o prefeito Carlos Delgado.
A vacinação para crianças menores de 1 ano ocorre na Sala de Vacina do Posto Central, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já os demais públicos devem procurar as salas de vacinação das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de seus bairros.
Para pessoas com mais de 1 ano de idade, as equipes de saúde avaliam a carteira vacinal para verificar se há necessidade de aplicação da dose.
A campanha ocorre em 35 municípios gaúchos apontados pela Secretaria Estadual de Saúde como áreas de risco para a circulação do vírus, incluindo Uruguaiana, por ser cidade de fronteira.
O alerta se intensifica diante do cenário internacional: em 2025, as Américas registraram um salto nos casos de sarampo: de 205 em 2024 para 2.325 neste ano, com quatro óbitos.
A Argentina já confirmou 32 casos, e o Brasil teve cinco registros, incluindo um caso importado no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, relacionado a viagem internacional.
“O sarampo é uma infecção séria, porém totalmente evitável com a vacinação. Por isso, é indispensável que pais e responsáveis levem seus filhos dentro da faixa etária recomendada para receber a dose, e que os adultos também aproveitem para atualizar sua situação vacinal nas nossas unidades”, destaca a secretária de Saúde, Dra. Ane Caroline Barreto.
As vacinas aplicadas são a Dupla Viral (para crianças entre 6 e 8 meses) e a Tríplice Viral (a partir dos 9 meses de idade), e são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Prefeitura lembra ainda que, com o alto fluxo de turistas e um dos maiores portos secos da América Latina, Uruguaiana precisa manter níveis elevados de cobertura vacinal para proteger sua população e evitar a propagação de doenças preveníveis.
Para mais informações, as pessoas devem procurar as unidades de saúde da família de seu bairro ou a Sala de Vacina do Posto Central.
A prevenção começa com a vacina.
-
◾️ Fonte: Prefeitura Municipal de Uruguaiana
⌨️ Editado pela Central Charrua de Notícias (CCN)
📸 Imagem: Thais Vieira / Secom PMU
Tagged Prefeitura, Sarampo, Uruguaiana, Vacina