Notícias
Encerramento da EEEF Presidente Getúlio Vargas é tema de audiência pública em Uruguaiana
A Coordenadora Regional de Educação, Alfonsina Guedes de Moura, da 10ª CRE, participou nesta quarta-feira, 19/02, de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores de Uruguaiana para falar sobre o encerramento das atividades da EEEF Presidente Getúlio Vargas.
A audiência foi proposta pela Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul. Na ocasião, a coordenadora Alfonsina esclareceu, no plenário, o contexto que levou ao encerramento das atividades da escola. A principal motivação foi a redução no número de alunos ao longo dos últimos cinco anos, causada por mudanças na realidade populacional da região.
A baixa procura por matrículas no 1º Ano do Ensino Fundamental comprometeu a continuidade e manutenção das turmas nos anos seguintes. Como consequência da diminuição do número de alunos, houve também a redução do quadro de funcionários e dos repasses financeiros entre 2019 e 2024. Os pais dos alunos foram consultados e escolheram para quais escolas seus filhos seriam remanejados. Os funcionários e professores também foram realocados para outras escolas da rede estadual de ensino.
Participaram da audiência pública:
Coordenadora Regional de Educação: Alfonsina Guedes de Moura (10ª CRE);
Coordenadora Adjunta: Mari Godoy (10ª CRE);
Comissão de Servidores de Análise e Pesquisa (10ª CRE);
Secretária Municipal de Educação: Dirce Soares;
Secretária Adjunta: Liziane Galvão.
Vereadores presentes:
Stella Luzardo (União Brasil);
Manoela Couto (PDT);
Luis Fernando Braite (PDT);
Lilian Cutty (Republicanos);
Anderson Cuco (Progressistas);
Mano Gás (Republicanos);
Márcia Fumagalli (Republicanos).
Foto 10ª CRE